domingo, 30 de março de 2014

Houve Magia no Museu!

Olá!

Tal como tínhamos programado durante a semana, depois de termos visto várias alternativas optámos por ir a uma das propostas do Museu Berardo, no Centro Cultural de Belém.
Podem ver as actividades aqui. Basta preencher com os dados pessoais, hora e dia. Reparem que vão mudando conforme a semana.
O Centro Cultural de Belém fica mesmo ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, como (quase) todos sabem, pelo que aconselho uma visita mais demorada. As exposições do CCB são muitas vezes gratuitas (a do museu Berardo é sempre, actualmente).


Hoje infelizmente estava um tempo chuvoso e frio, pelo que fomos só ver a actividade. Se assim não fosse, sugeria ainda a visita à Torre de Belém (programa já prometido para quando o tempo melhorar) e o Padrão dos Descobrimentos. Também podia sugerir a degustação de um pastel de Belém mas é pura ilusão comer só um! E ainda me chamam gulosa...
Agora mais a sério, passem por Belém, vale bem a pena.

Bom, a actividade escolhida, por se adaptar à faixa etária do pequeno, foi "magia no museu". Embora não se definisse no site o que seria, achámos que devia ser muito interessante. Envolvendo Arte e Magia, porque não?

Chegámos à hora marcada, pagámos 2€ por pessoa (os adultos também pagam). Fomos recebidos por um simpático monitor, de seu nome Renato. Tratou de se apresentar e de perguntar os nomes dos meninos e explicou vagamente o que seria a actividade. 

A actividade ía consistir numa visita em pequena escala ao Museu, com um espectáculo de magia. Começámos então por nos dirigir ao piso de baixo para procurar o/a Mágico/a.

Por todos os cantos as crianças procuram até que encontram a Patrícia, a Mágica junto de uma caixa enorme que ao rodar nos dava surpresas.

Convidou todos a sentarem-se num tapete verde para assistir/participar no espectáculo de Magia.



A atenção dos meninos normalmente irrequietos! Até conseguiram fazer a magia de retirar uma bolinha do carapuço da camisola do meu filho, sem eu ter dado por a terem lá colocado!


O espectáculo envolvia uma cartola e uma varinha mágica, como não podia deixar de ser. Todos os elementos envolvidos nas Magias (as cores do arco íris, umas cartas com formas, um tijolo e umas semi-bolas) seriam depois interligados com peças da exposição. Os meninos interagiam com os movimentos da varinha mágica e alguns eram mesmo actores principais, fazendo eles mesmos a Magia.
Como o espectáculo era levezinho e bem pensado, os meninos tinham depois de procurar obras de arte com os elementos mostrados na actividade. E assim foi feita uma visita pelas obras expostas. 

O arco-íris.

O Triângulo.

O cacto.

A colher.

O tijolo.

A semi bola.
Foi uma actividade muito engraçada em que se aliou a Arte à criança sem ser enfadonho (nem para as crianças nem para os pais/acompanhantes). 

Aconselho vivamente!



A Mamã.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Sugestões, críticas construtivas?